sábado, 13 de outubro de 2007

Morre o Senhor dos Palcos


O Brasil amanheceu mais triste nesse Sábado, 13 de Outubro de 2007, perdemos Paulo Autran, o Senhor dos Palcos, mestre da arte da encenação artística, um dos maiores ícones dos teatro nacional. O ator morreu ontem (12 de Outubro) aos 85 anos de idade, vítima de um enfisema pulmonar resultado das complicações do câncer de pulmão que tratava.
O corpo de Autran foi velado na Assembléia Legislativa de São Paulo, e como ele havia pedido e confirmado em cartório há cerca de um ano atrás, seu corpo foi cremado no Crematório da Vila Alpina. Sua causa mortis não foi divulgada na mídia por pedido da família, Paulo Autran nasceu em 7 de Setembro de de 1922, participou de seis novelas, duas minisséries, dez filmes e quinze peças teatrais.
Paulo Autran era formado em Direito e pensava em ser diplomata, mas se desapontou com a carreira de advogado, e chegou a participar de algumas peças teatrais amadoras. Sua primeira peça profissional foi "Um Deus Dormiu Lá em Casa", começava ai uma história de dedicação aos palcos, de prêmios e críticas. Autran não gostava muito de tv, mesmo tendo participado de alguns trabalhos em novelas e séries, sua grande habilidade era mesmo o teatro, também participou de muitos filmes. Chegou também a fazer dois programas de rádio.
Autran foi um gênio do improviso, rápido, perspicaz, sagaz, engraçado, genial, ácido e ao mesmo tempo sutil. Cenas inesquecíveis fazem parte do seu largo acervo, exemplo disso é sua atuação em "Guerra dos Sexos". Autran é do tempo em que tv e teatro eram realmente fontes de cultura e não máquinas de dinheiro.
Num país tão carente de ilusões e de cultura, essa perda fere profundamente a nação e a nossa identidade. Sentiremos falta.


Ass: Robson Jr, sem mais.

0 comentários:

Esse blog foi feito...

Para pensadores esclarecidos, ou não...
Para poetas clássicos, ou não...
Para leitores convictos, ou não...
Para você, ou não...
Para mim, ou não...
Para sua mãe, sempre!

  © Blogger template 'Star Wars' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP