quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Mestre Henrique Pinto - Violão Clássico


Aproveitando a deixa do post do Alex sobre música clássica vou puxar a sardinha para o lado do Brasil e falar de um mestre do violão clássico, Henrique Pinto, que desenvolveu métodos de ensino usados no mundo todo, ministra aulas por toda parte e ainda é um dos maiores compositores clássicos da atualidade. Professor Henrique fez escola no Brasil com seus métodos. Lançou três séries de livros, sendo que ao total contam 15 livros para curso progressivo de violão clássico e métodos. Lançou dois cd's ao lado do "Violão - Câmara - Trio" e faz parte da Academia Paulista de Música, onde ocupa a cadeira que foi do mestre de violão Isaias Sávio, de quem falaremos em outra oportunidade. Seus métodos revolucionaram a maneira de tocar o violão, influenciou direta e indiretamente muitos violonistas e guitarristas desde a década de 1980. Faz parte do Conselho da Academia de Violão da cidade Koblenz (Alemanha).
Mas a principal citação aqui é a contribuição de Henrique para o meu enriquecimento musical, principalmente nos últimos tempos, já que tenho me dedicado mais ao violão. Os métodos dele sempre influenciaram o estilo de tocar do meu pai, por causa das belas melodias, dinâmicas e boas de serem executadas. Por esse motivo eu me interessei no trabalho de Henrique Pinto, pois demonstrar habilidade usando os métodos dele é estar num nível avançado como instrumentista. A primeira pessoa que eu vi usar os métodos de Henrique foi Carlos Roberto, um amigo do meu pai e aprendiz de Henrique, tendo tido aulas com ele. Essa influência fez com que eu gostasse ainda mais do violão instrumental, o mesmo havia ocorrido ao meu pai anos antes. No fim só posso dizer que o trabalho de Henrique é atemporal e inestimável para quem é músico, e para quem não é, vale a pena conhecer. É triste que a música erudita, em especial o violão, não é tão aberta ao público brasileiro, mas quem tem oportunidade deve conhecer. Fica ai minha visão sobre um lado da música erudita pouco conhecido, o violão clássico.


Ass.: Robson Jr, estudante de violão, que há tempos queria falar francamente sobre música.

1 comentários:

Escola de música 29 de junho de 2011 11:53  

Que pena que nosso grande mestre Henrique Pinto nos deixou... Que ele esteja lá do céu, com seu violão em punhos, tocando as mais belas obras deste maravilhoso instrumento.

Esse blog foi feito...

Para pensadores esclarecidos, ou não...
Para poetas clássicos, ou não...
Para leitores convictos, ou não...
Para você, ou não...
Para mim, ou não...
Para sua mãe, sempre!

  © Blogger template 'Star Wars' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP