domingo, 3 de fevereiro de 2008

Você é o que você ouve.


No meu ócio musical de férias eu estava passando pelo cifras.com.br quando encontrei uma curiosa informação referente a uma pesquisa feia pela revista Super Interessante que relaciona o gosto musical de cada pessoa a sua personalidade.
A preferências musicais de cada individuo definem a sua personalidade, e os psicólogos Peter J. Retfrow e Samuel D. Gosling, da Universidade do Texas, conseguiram demonstrá-lo cientificamente. Há alguns anos, conceberam o Teste Breve das Preferências Musicais (STOMP, na sigla inglesa) e submeteram as suas perguntas a várias centenas de jovens. Segundo se depreende dos resultados, publicados na revista Journal Of Personality and Social Psychology, se o leitor for adepto de blues ou do jazz, é provável que seja inteligente, imaginativa, tolerante e liberal, além de aberto a novas experiências.
Os participantes podiam atribuir até cinco estrelas a cada música. As votações baseavam-se, separadamente, na qualidade da música e das letras. Porém, quando os utilizadores ficavam a conhecer a avaliação dos outros, o top 10 mudava drasticamente. As pessoas escolhiam o que pensavam agradar mais aos outros. "É o grande paradoxo dos mercados culturais: o êxito é imprevisível", explica Salganik, lembrando que os indivíduos não costumam tomar decisões sozinhas na vida real. "Em geral", acrescenta, "as melhores canções nunca ficam muito mal classificadas e as piores não recebem boas notas, mas qualquer resultado é possível."

Heavy Metal: Tipo de personalidade; Curiosos, inteligentes, atléticos, seguros de si.

Jazz/Blues: Tipo de personalidade; Inteligentes, criativos, liberais e tolerantes.

Ópera/Clássica: Liberais, perspicazes, com níveis de educação superiores e maiores rendimentos do que a média, majoritariamente casados.

Rap/Hip-Hop: Tipo de personalidade; Extrovertidos, loquazes, enérgicos, elevada auto-estima.

Pop: Tipo de personalidade; Felizes, generosos, previsíveis e convencionais, são considerados pessoas atraentes.

Rock: Tipo de personalidade; Ativos, aventureiros e com maior tendência do que a média para se declararem ateus.

Agora resta se enquadrar, eu acho que não consigo, sou muito farofeiro musicalmente.
Se virem.

Ass.: Robson Jr - Caramba, é bom estar de volta e ver que as visitas nunca pararam.

0 comentários:

Esse blog foi feito...

Para pensadores esclarecidos, ou não...
Para poetas clássicos, ou não...
Para leitores convictos, ou não...
Para você, ou não...
Para mim, ou não...
Para sua mãe, sempre!

  © Blogger template 'Star Wars' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP