Sobre o "eu"
Eu sou o resultado de todas as experiências que eu vivi, eu sou o subproduto da vida que eu escolhi, eu sou a mistura das minhas influências.
O que eu sou é o resumo de tudo que já aconteceu comigo, eu sou uma soma dos valores, das dores, dos sorrisos, dos bons e maus momentos da minha vida, eu sou o que sobrou de mim em tempos passados. Eu sou também no que eu me transformei depois de tudo o que se passou.
O que eu sou só existe por causa do que eu era, e o que eu fui um dia ainda vive em algum lugar no que eu sou hoje. Eu sou como todo o resto, o hoje, e o hoje só existe por causa do ontem. Eu sou o oposto de mim mesmo, e muitas vezes ainda serei, e vários "eus" (se me permitem a licença poética) ainda virão.
Porque o "eu" nada mais é que a soma de várias fases, várias épocas e várias pessoas. O "eu" nada mais é o que uma variável em relação ao tempo, ou seja, você só é o que é porque sofre a ação do tempo e da vida, e a sua composição como ser, mesmo que conservada uma essência (que alguns chamam de caráter, outros chamam de alma), só existe, pois o tempo agiu de alguma forma sobre você, assim é comigo.
Dizer quem eu sou é andar em círculos, é mais fácil dizer quem eu era, mas para isso é necessário ter estado comigo por algum tempo e mesmo assim você só conhece a pessoa como ela era naquele tempo, mesmo que haja conexão entre as pessoas, conhecer a essência de alguém é uma tarefa árdua, e exige anos de convivência, mas para se conhecer uma fase basta estar junto.
Enfim, o "eu" também inclui parte dos "outros", assim como faz parte dos "outros". Levando em consideração tudo isso, o "eu" é ao mesmo tempo individual e coletivo, único, porém influenciável até certo ponto.
Resumindo, eu sou o que eu sou, o que eu fui e ainda serei muitos "eus" até o dia em que eu for só um pensamento, uma lembrança ou, quem sabe, se eu me esforçar bastante, uma idéia.
Ass.: Robson Jr. - Assinando hoje, pois ontem o sono não deixou, mesmo assim "eu" assino hoje um texto que "eu" fiz sobre o distante e tão presente ontem...
7 comentários:
Meu amigo tu demora a postar, mas quando posta...adorei esse texto...abração...
Valeu cara, vou tentar postar regularmente mesmo o meu tempo sendo bem curto...volte sempre.
....,vc basicamente,misturou um monte de teorias(inclusive kantiana senao sabe) sobre a alma...
Discussao feita desda epoca dos gregos,continuada por todo esse tempo.
E nao eh com o robson q vai terminar,afinal o que sou "eu" neh?
Verdade, verdade e verdade...
Quem quer saber que você é rapaz??? toma vergonha nessa cara e vai encher uma lage... Okokaokaokaokaka
mesmo assim o seu Eu de hoje deve estar com uma dor nos cocos!!! que o seu eu de amanhã não seja vingativo...
O meu "eu" de amanhã, se eu puder prever, vai estar diabólico...
Ah *.*
Robson, vc é MARA (essa é velha, mas é a verdade :D)!!!
Tá, não me importam as discussões, ainda que seu pensamento esteja 'misturado' também nas teorias filosóficas da construção do "ser" (, do homem, que só pode ser social).
Ah; eu vou copiar um pedaço (quase todo) do seu texto ok? Coloco a autoria, não se preocupe.
Adoro :) Você escreve cada vez melhor [quando quer né]
:*
Postar um comentário