Eu tava pensando no que escrever desde ontem, preocupado mesmo, afinal eu prometi voltar e até agora só postei duas vezes então decidi falar sobre as eleições municipais da minha amada cidade, Goiânia.
Já começo falando que a situação é, como de costume, preocupante, nem vou falar da disputa pela prefeitura porque as pesquisas já apontam para a reeleição do populista do PMDB Íris Rezende, eu quero falar mesmo é dos candidatos à vereadores.
Pra começar são milhares deles, mais ainda são os números (que parecem ser feitos para confundir a cabeça do eleitor), outra coisa relevante é que existem candidatos de todo o tipo, ricos, pobres, os cultos e os nem tanto. Isso me leva a pensar: existe um critério rígido pra se tornar candidato no Brasil? Resposta: Não.
Se existisse o Rubão não seria vereador, muito menos o Túlio Maravilha, pra ser eleito basta ter dinheiro e legenda partidária, e claro, um dingle péssimo. Eu choro de rir do horário eleitoral obrigatório, tem coisas bizarras por lá. E o foda é que tem muita gente que cai.
Por exemplo: tem vereador dizendo que vai construir viaduto, reformar hospitais e o caralho a quatro. Mas...peraí. Um vereador tem esse poder nas mãos? Nem de longe. Na ciranda dos três poderes os vereadores representam o legislativo, ou seja, tem a função de elaborar e votar leis que, em tese, venham melhorar a qualidade de vida da população. A outra função do vereador é fiscalizar as ações do poder executivo (prefeitura).
Resumindo: o vereador ocupa um cargo extremamente importante para a organização do município, porém, ele não atua no executivo, ou seja, não faz praça, não constrói estradas e nem nada do tipo. Certo, você deve estar pensando (espero): "Para concorrer à um cargo tão importante a pessoa deve estar preparada, blá, blá, blá". Bem, o certo seria isso, mas nós já estamos acostumados a seguir o errado. Então no Brasil, pra ser vereador só é necessário ser maior de idade.
Me responda então em quem você vai votar pra vereador esse ano? E mais, você se lembra em quem você votou nas eleições passadas? Não? Parabéns, você é o típico brasileiro, que vota no representante do bairro, no tio ou vota em qualquer um mesmo porque pensa que o cargo não é importante e dessa forma alimenta o sistema político de lixo por mais quatro anos, porque, não se engane, é de baixo que são criados os grandes problemas, problemas esses que nós estamos carecas de saber quais são.
Se o povo é alienado, ignorante, burro mesmo, a culpa é dele também, que não sabe fazer escolhas e muitas vezes as subestima demais. São essas escolhas que vão definir se o seu filho vai ter boa educação acadêmica, se o seu salário vai ser suficiente pra viver decentemente, e essas escolhas começam do menor cargo até chegar ao senado e a presidência. Então diga lá: Já sabe em quem votar? Certeza?
Ass.: Robson Jr - Pra vereador, vote "BASTARDO", Nº 32.666 e vá pra puta que o pariu!